top of page

Há meio século foi criada uma praia artificial para atrair turistas; de repente ela se tornou um santuário de tubarões-anjo

No Oceano Atlântico, perto do noroeste da África, estão as Ilhas Canárias. É um arquipélago que faz parte da Espanha, onde há mais de meio século foi criada uma praia artificial para atrair turistas, no entanto, o local acabou se tornando um santuário de tubarões.

Hoje, Las Teresitas é uma praia que certamente atrai turistas para curtir agradáveis férias no verão, mas seu valor vai além disso, já que é um local de importância para o tubarão-anjo e, apesar de ser uma praia artificial, revitalizou a espécie marinha, que atualmente está ameaçada de extinção.

A construção da praia

Las Teresitas teve origem na década de 1960, ainda sob o governo Franco. Antes de sua “remodelação”, era uma praia cheia de pedras e coberta de areia preta. O objetivo das autoridades espanholas era transformar aquele local rochoso numa praia com tons paradisíacos, como as de um balneário caribenho.

Foi só em 1972 que o local foi totalmente reformado. Foi preciso muito engenho para moldar o que hoje é Las Teresitas. Para se ter ideia, foram precisos 4 milhões de sacos de areia, trazidos do Saara Ocidental. Ao contrário da areia local, que era preta, a areia do Saara era dourada e perfeita para dar aquele ar de praia turística.


O tubarão-anjo

O objetivo era construir um local turístico para atrair o público e sim, conseguiram. Mas com a praia vieram também os tubarões-anjo. Eles são predadores inteligentes: emboscam suas presas e preferem comê-las à noite. Atualmente, eles correm alto risco de extinção, segundo avaliação da União Internacional para a Conservação da Natureza.

É por isso que Las Teresitas é considerada um santuário, pois há uma grande presença de tubarões-anjo que adotaram o local como criadouro. Embora existam evidências desde o século 19 de que o tubarão-anjo visitava frequentemente a área, Las Teresitas e outras partes das Ilhas Canárias têm a sorte de acolher uma grande parte desta espécie.

Os tubarões-anjo não foram poupados de alguns incidentes com banhistas. Um dos principais problemas entre animais e turistas é que eles tendem a ser pisoteados. Isso levou a argumentos de que as deformações nos corpos de vários animais são causadas pelo pisoteio. Sem falar no acúmulo de lixo, é claro. Tudo isso contribui para a morte dos animais. No entanto, seja como for, Las Teresitas tornou-se um local de grande importância biológica.


Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page