'Agosto Dourado' orienta gestantes sobre aleitamento materno
- brenoguarnieri
- 21 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Salão paroquial da Vila Aparecida recebeu grávidas e familiares em campanha institucional
Da Redação
A Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal da Saúde, organizou na manhã desta quinta-feira, 21, um ciclo de palestras sobre a importância do aleitamento materno dos recém-nascidos.
A atividade fez parte da campanha “Agosto Dourado”, em que o mês é dedicado à conscientização e ao incentivo ao aleitamento, sob o tema “Priorizemos a amamentação; construindo sistemas de apoio sustentáveis”.
Segundo o Secretário Municipal da Saúde, José Martins Pinto Neto, “o leite materno é a vacina mais importante da vida”. Ele alertou para o fato de que o Brasil vive um período de ‘transição demográfica’, no qual muitas mulheres não querem ter filhos, e garantiu que o ideal seria que elas tivessem, em média, dois filhos cada.
SIMBOLOGIA
O uso da cor dourada para representar a campanha simboliza a qualidade superior do leite materno, essencial ao desenvolvimento da criança nos primeiros seis meses de vida. De acordo com a enfermeira Ana Carolina Sequini, uma das palestrantes, “a primeira hora de vida é a ‘hora dourada’, é o momento em que mãe e bebê criam vínculos”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida e consorciado com outros alimentos até os dois anos de idade.
O bombeiro Carlos Henrique Régis participou das atividades, ensinando o método de socorro a bebês engasgados. Antes do intervalo, falaram a dentista Katia Esteves Gomes, a fisioterapeuta Camila dos Anjos Adorni Emidio, o educador físico Rodrigo Antônio Garcia e a fonoaudióloga Lívia Martins Del Grossi.
Na volta aos trabalhos, conversaram com as gestantes, levando instruções de suas respectivas especialidades, as nutricionistas Maria Cristina de Freitas Sgoti e Ana Flávia Pinatti dos Santos, a terapeuta ocupacional Dayane Berceli dos Santos, a psicóloga Paula Buzzato Gabriel, a assistente social Geovanna Gazetta Lima e a médica Edna Maria Nunes Garniel.

Salão paroquial da Vila Aparecida recebeu grávidas e familiares










Comentários