Apagão causado por incêndio no Paraná deixa país no escuro, mas energia é restabelecida em poucas horas
- cultura90fm
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Falha em ponto estratégico da rede elétrica provocou pane nacional temporária
Da redação

Um incêndio em uma subestação de energia no Paraná provocou um apagão que atingiu todas as regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira. O local atingido era considerado estratégico no sistema elétrico nacional, responsável por interligar linhas de transmissão que levam energia a diversos estados.
A falha causou uma reação em cadeia, interrompendo temporariamente o fornecimento em cidades de todas as regiões. Aeroportos, hospitais e sistemas de transporte chegaram a operar com restrições, enquanto equipes trabalhavam para conter os efeitos da pane.
Em poucas horas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico conseguiu restabelecer o equilíbrio da rede e iniciar o religamento gradual. Por volta de duas horas após o incidente, a maior parte do país já tinha a energia normalizada.
Autoridades do setor elétrico investigam as causas do incêndio e avaliam se houve falha técnica ou sobrecarga na subestação.
Comentários