Equipe da UBS Antônio Pivato salva paciente em parada cardiorrespiratória
- brenoguarnieri
- 6 de out.
- 2 min de leitura
A ação envolveu diversos profissionais da unidade fernandopolense
Da Redação
Recentemente, na UBS Antônio Pivato, localizada no Jardim Paulista, em Fernandópolis, uma paciente procurou atendimento apresentando sintomas suspeitos de dengue. Durante a consulta, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR), situação grave e rara em dispositivos de saúde, como UBS.
A reação da equipe foi imediata. Profissionais da unidade iniciaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, utilizaram o desfibrilador externo automático (DEA), realizaram a intubação orotraqueal e acionaram o SAMU. Após dois ciclos de reanimação, o ritmo cardíaco da paciente foi restabelecido com sucesso.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, todos os protocolos de emergência foram corretamente seguidos pela equipe da UBS. A paciente foi estabilizada e encaminhada à Santa Casa de Fernandópolis, onde segue recebendo cuidados médicos.
A ação envolveu diversos profissionais da unidade: os enfermeiros Lucas e Ana Carolina, a médica Izabela, o médico Paulo, a técnica de enfermagem Daiane, a farmacêutica Liliani e o agente comunitário de saúde Paulo, que é fisioterapeuta de formação e colaborou nas compressões torácicas.
A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Francislaine Baroni, destacou o compromisso dos profissionais. "Parabenizo toda a rede de Atenção Básica pela atuação rápida e eficiente que, mais uma vez, fez a diferença."
O gerente da Rede de Urgência e Emergência (RUE), professor Eduardo Machado, também fez questão de agradecer às enfermeiras do SAMU, Geisa de Moraes e Natalia Bin, responsáveis por ministrar uma capacitação prática sobre Suporte Básico de Vida em todas as UBS do município. "Ver a equipe aplicar corretamente os protocolos e salvar uma vida mostra o quanto esse preparo é essencial. Parabéns a todos."
Em julho, a Prefeitura realizou um treinamento em todas as Unidades Básicas de Saúde para qualificar o atendimento de urgência. O grande diferencial da capacitação foi a utilização dos próprios recursos disponíveis em cada UBS durante as simulações. Isso permitiu que as equipes se familiarizassem com os equipamentos e materiais que realmente têm à disposição no dia a dia, tornando o preparo mais prático.

A ação envolveu diversos profissionais da unidade fernandopolense
Comentários