Fernandopolense 'espalha' livros pela cidade para incentivar a leitura
- brenoguarnieri
- 11 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Moradora promove iniciativa há 9 anos: “gratificante ver que a pessoa pegou o livro e leu pelo menos duas ou três páginas”
Breno Guarnieri
Em busca de celebrar o hábito da leitura, uma moradora de Fernandópolis, apaixonada por literatura, resolveu espalhar livros pela cidade. A ideia é levar às pessoas nas ruas alguns títulos de bibliotecas e facilitar a leitura diária.
A responsável pela ação é a fisioterapeuta Fabiana Novaes, 38 anos. Além da profissão, a jovem tem o sonho de mudar um pouco o dia de alguém com livros, sem deixá-los empoeirar em uma prateleira e sim espalhando-os por lugares bacanas por onde pessoas passam.
De acordo com Fabiana, tal iniciativa já é realizada no município há 9 anos. “Alguns exemplares faziam parte da minha coleção e outros foram doados por parentes e amigos”, destaca.
Bilhete de incentivo
Uma vez entregues a ela, os títulos são embalados em plásticos para evitar que se deteriorassem com a chuva e cada um ganhou um bilhete de incentivo: “você que achou este livro. Agora ele é seu. Leia e depois esqueça em outro lugar. Obrigada”.
Ainda segundo Fabiana, os livros já foram deixados nos bancos de várias praças do município e no Terminal Rodoviário de Passageiros. “Existem pessoas que não têm condições de comprar um livro e, quando você o passa, dá o direito de outras pessoas aprenderem também”, finaliza.

Iniciativa “espalha” livros pela cidade para incentivar a leitura. Foto: Reprodução










Comentários