Frio 'espanta' doadores de sangue e prejudica estoque do Hemocentro
- brenoguarnieri
- 12 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Meio do ano é o período que a unidade, responsável em atender 43 municípios da região, mais necessita de doações
Por Breno Guarnieri
“Quando doamos sangue não sabemos para onde vai, mas sabemos que vamos ajudar alguém”, é o que afirma a enfermeira responsável do Hemocentro de Fernandópolis, Maristela Duran.
A referida unidade está em estado de alerta, em função do baixo número de bolsas de sangue disponível. A quantidade de doadores tem sido pequena e o Centro necessita, com urgência, de todos os tipos sanguíneos.
Atualmente, o local recebe doações de no máximo 15 pessoas/dia, número considerado ainda insuficiente para suprir a necessidade dos bancos de sangue.
Ainda de acordo com Maristela Duran, é nesta época de frio que diminui o número de doadores aptos a doar devido as doenças oportunas do inverno, como, gripe, resfriado, renite, sinusite, dor de garganta e antibióticos.
RECEIO
Um dos grandes receios é com o estoque baixo, tendo também o número de hemocomponentes com tendência a diminuir, pois as bolsas de sangue coletadas, por exemplo, têm validade de somente 35 dias.
COMO TORNAR-SE DOADOR
A pessoa poderá doar sangue, tendo de 18 a 65 anos, homens pesarem acima de 50 kg, mulheres acima de 52 kg, e ter boa saúde. O documento de identidade precisa ser apresentado.
Horário
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, especialmente de quarta-feira até as 18h. Aos sábados das 7h às 11h30. A unidade fica na Rua Santista, n.º 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis. Informações no (17) 3442-5544.

Meio do ano é o período que a unidade mais necessita de doações.










Comentários