Novo medicamento contra o câncer de mama chega ao SUS e promete ampliar chances de cura
- cultura90fm
- 17 de out.
- 1 min de leitura
Tratamento moderno para o tipo HER2-positivo será distribuído em todo o país e deve beneficiar mais de mil pacientes
Da Redação

O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a receber um medicamento inovador para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. A nova medicação, chamada Trastuzumabe Entansina, será oferecida gratuitamente e vai atender a toda a demanda nacional até 2026.
O remédio é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais do tumor mesmo após a quimioterapia inicial. Estudos clínicos demonstram que o uso desse composto pode reduzir pela metade o risco de morte ou recidiva, oferecendo mais qualidade de vida e esperança às pacientes.
A distribuição será feita de forma gradual pelos estados, conforme protocolos médicos do SUS. Serão fornecidas quatro remessas até junho de 2026, garantindo a continuidade do tratamento. O investimento federal ultrapassa R$ 150 milhões, contemplando mais de 30 mil frascos-ampola.
Além de representar um avanço no combate ao câncer, a chegada do medicamento ocorre em um momento simbólico: o Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.










Comentários