top of page

Porque é que Roberto Carlos perdeu a perna? Este tema ainda é tabu na vida do artista

O maior ícone da música brasileira atual, o cantor Roberto Carlos, viveu um drama na infância. Reservado e muito reservado em assuntos pessoais, o artista, desde cedo, teve que conviver com a ausência de parte da perna direita, arrancada num acidente quando ele tinha seis anos.

O artista nunca falou sobre esta história, preferindo mencioná-la indiretamente em algumas das suas composições. No entanto, sabe o que aconteceu no episódio mais traumático da vida do “rei”?

Roberto Carlos?

Segundo o escritor Paulo César de Araújo, artista do artista, o acidente ocorreu no dia 29 de junho de 1947, em Cachoeiro de Itapemirim. Nesta cidade, ele nasceu no interior do Espírito Santo. Segundo consta, ele observava a festa de São Pedro com uma jovem amiga, Eunice Solino, quando se assustou e caiu nos trilhos da estrada de ferro. Com a pancada na tíbia, perdeu parte da perna.

Mais tarde, ela contou-nos como foi”. Lembro-me da professora diante do comboio, a gritar ao maquinista para parar. Parece que um pouco mais e ela também poderia ter sido atingida, porque era uma coitada desesperada. É isso que me acompanha até hoje”, conta. O biógrafo conta ainda que foi salvo por uma multidão que retirou o rapaz dos carris e o levou para o hospital.

Robert Carlos teve a perna amputada abaixo do joelho e só usou a sua primeira prótese muito tarde, aos 14 anos. Nessa altura, este tipo de prótese não era acessível e a tecnologia não estava suficientemente avançada. A sua prótese foi criada por um médico alemão, pioneiro neste recurso.

Roberto Carlos tem hoje 82 anos e se tornou um dos maiores artistas da história da música brasileira, acumulando milhões de fãs e vendendo incríveis 150 milhões de discos ao longo de sua carreira.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page