Sensação do Brasileirão, Mirassol busca competição internacional
- brenoguarnieri
- 13 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Grêmio Barueri e Cuiabá se classificaram para a Sul-Americana no primeiro ano na elite; atualmente, Leão está em posição de Pré-Libertadores
Da Redação
Sensação do Brasileirão, o Mirassol busca repetir um feito que dois dos estreantes da elite nacional conseguiram na era dos pontos corridos: conquistar uma vaga para uma competição internacional.
O Leão ocupa a sexta colocação, com 28 pontos, posição que, se mantida até o final do campeonato, irá assegurar ao clube o direito de disputar a Pré-Libertadores em 2026.
De 2003 até hoje, metade dos debutantes da Série A garantiram uma vaga para um torneio continental. A primeira vez foi em 2009, quando o Grêmio Barueri, disputando seu primeiro Brasileirão, terminou na 11ª colocação e se classificou para a Copa Sul-Americana do ano seguinte.
Já em 2021, mesmo terminando em 15º - apenas duas posições acima da zona de rebaixamento -, o Cuiabá também conquistou uma vaga para a Sul-Americana da temporada posterior.
O mesmo não aconteceu com os demais estreantes na principal competição nacional. Brasiliense (2005) e Ipatinga (2008) acabaram rebaixados logo na primeira participação na elite.
O Mirassol iniciou o Brasileirão com a primeira meta de eliminar o risco de rebaixamento. A boa campanha, porém, levou o clube a estabelecer um novo objetivo, que é disputar um torneio internacional pela primeira vez.
A possibilidade é vista como um verdadeiro "presente" pelo centenário do time amarelo e verde, comemorado nesta temporada. Pela 20ª rodada do Brasileirão, o Mirassol recebe o Cruzeiro na próxima segunda-feira, às 20h, no Maião.

Leão é o sexto colocado no Brasileirão — Foto: Baggio Rodrigues/AGIF










Comentários